segunda-feira, 25 de maio de 2009

Escolhas

Por toda a vida e o tempo todo fazemos escolhas, desde as mais simples (que vão aos poucos nos definidos, revelando nosso jeito e gostos) até as mais “decisivas” (que tem a capacidade de mudar a “prosa” da nossa vida). Uma boa escolha passa muito pelo o que cada um acha importante para si, e acredito que estamos sempre almejando (mesmo inconscientemente) fazer o melhor em busca da nossa felicidade.

Mas há escolhas que nem percebemos que fazemos! À pouco tive que reformar a casa e quantas escolhas tive que fazer: que tinta pintar? Que cortina colocar? Que tantas coisas!!!! Porém á outras que necessitam de reflexão e iniciativa nossa para executá-las.

Pelo amadurecimento que tenho e pelas historias que vivi (rumo aos trintas lá vou eu) tenho visto que a satisfação e a paz de ter feito nossas escolhas é tentarmos equalizar ou compensar as perdas e os ganhos ao longo da trajetória. Sempre compensar nunca radicalizar, e ter em mente que o tempo todo, temos o direito de mudar de opinião e rever nossas verdades, quando essas não mais condiz com as nossas atitudes e opiniões!!! E nunca radicalizar.

Sempre me vem a memória dois casos muito próximos á mim: 2 personagens, 2 mulheres que foram bem extremista nas suas decisões mas contrarias as suas vontades. A primeira abriu mão do seu lindo amor para se casar com o que o pai lhe indicava, esta teve uma vida bem prospera (riqueza), mas sempre carregou uma tristeza de não ter vivido seu amor (e isto para ela era mais importante que a riqueza), porém, pelos seus motivos, nunca voltou atrás. A segunda rompeu com a família e casou-se com seu grande amor, mas carrega até hoje a tristeza de não ter tido o convívio com a família (e isto era para ela mais importante que a satisfação no amor), mas nunca teve a humildade o suficiente de ter tentado reconciliação. Bem que as historias poderiam ter sido invertidas.

As vezes olho para a minha historia e algumas vezes caio na tentação de achar que poderia ter feito alguma coisa de modo diferente ou fazer coisas que não fiz, e aí vai me dando uma tristeza!!! Mas começo a fazer um exercício de me colocar na situação fazendo este “diferente”, e chego a conclusão que muitas as vezes faria do mesmo jeito que fiz. Hoje, me analiso e vejo quantas decisões importantes eu já tomei, umas bem pensadas outras no impulso, umas acertadas, outras nem tanto, mas sempre tentando achar o caminho para minha felicidade (achar meu tesouro!!), apesar de as vezes considerar que estou perdida, continuo seguindo. Certeza se estou certa?? isso nunca saberei!! O que eu apenas sei é que “isso ou aquilo” me trazem Paz! Sempre tento me reinventar, mudar e aprender, e isso vai me moldando cada vez mais. Tento levar a vida o mais suave possível para que “o convívio comigo mesmo seja ao mesmo suportável”.


A frase de entrada do blog me descreve muito bem, o meu jeito de lidar com a vida, e por isso que vou terminar este post com ela:
“Aprendi a ser, quando necessário, uma mulher forte e madura o suficiente para encarar a vida como ela é, e lutar para vencer as dificuldades e obstáculos que aparecem. Quando não é necessária essa maturidade toda, prefiro viver a menina que existe em mim.”

Bjs e boas escolhas!

Nenhum comentário: