domingo, 18 de abril de 2010

Borboletas

Definitivamente entrei numa fase Borboleta! Adoro estas criaturas e a felicidade que acompanha a visita de uma borboleta.

Coloridas e diurnas, as borboletas prenunciam acontecimentos alegres. No imaginário humano estão relacionadas à alma.Na cultura greco-romana, assim como na egípcia, acreditava-se que a alma deixava o corpo em forma de borboleta. A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta. Nos afrescos de Pompéia, a psique é representada por uma criança com asas de borboleta.

Para a civilização asteca, ela era o sopro vital que saía pela boca do morto, além de estar associada a uma divindade (Itzpapalotl, cruzamento de uma mulher com uma borboleta). Esse simbolismo está relacionado à sua metamorfose, que, metaforicamente, expressa a saída do túmulo (casulo) para o renascimento. Essa associação de seu ciclo vital – a passagem do mundo dos mortos para o dos vivos-, também é utilizada na cultura oriental. No Japão, borboletas são espíritos viajantes; o seu surgimento anuncia uma visita ou a morte de um parente. Por outro lado, duas borboletas juntas querem dizer felicidade conjugal. No Vietnã, sua presença exprime longa vida, mas, nesse caso, é devido a uma coincidência fonética: duas palavras com pronúncia semelhante significam “borboleta” e “longevidade”.

Um comentário:

Débora disse...

Eu acho as borboletas lindas !!!
É uma diversidade tão grande de cores, tamanhos e formas! E quando elas abrem as asas e revelam desenhos incríveis que só a Natureza mesmo pode ter criado!? É uma coisa divina, com certeza!
Só não gosto das mariposas! hahahaha =p

Bos semana !!!
Bjoss
PB

atelierdapinkblue.blogspot.com